domingo, 12 de abril de 2009

LIBRAS - Lingua Brasileira de Sinais

Hoje neste post venho falar de uma língua reconhecida pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e regulamentada pelo Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. A Lingua Brasileira de Sinais, derivada da Lingua Gestual Francesa, cada vez mais está sendo utilizada em nosso país. Em muitos cursos, cuja a titulação é a licenciatura, essa se tornou disciplina obrigatória.

A LIBRAS é utilizada para comunicação entre os surdos ou entre eles e ouvintes. É muito importante que os atuais profissionais, das mais diversas áreas, aprendam essa lingua (que é uma lingua a parte, e não a simples gestualização da língua portuguesa) para prover também para o surdo a liberdade de comunicação e de inclusão no ambiente em que o mesmo vive.

Há muitas pessoas com perdas auditivas de modo moderado, as quais conseguem se comunicar em português (falando e ouvindo), mas nem todos têm a mesma oportunidade, portanto, pratiquemos.

LIBRAS: PRATIQUE ESTA IDEIA

2 comentários:

Edson disse...

Nossa, legal seu post. Eu entendo um pouco de libras pois tenho uma irmã que é deficiente auditiva. Recomendo o blog do jornalista Jairo Marques, ele fala sobre pessoas com algum tipo de deficiência e já deu até alguns toques legais para quem não tem deficiencia se comportar com quem tem. o blog dele é http://assimcomovoce.folha.blog.uol.com.br/index.html

Cartas sobre mim disse...

oi
estou estudando libras na faculdade e já tive amigos surdos. Estou me formando em Teologia e penso em estudar libras, fazer pós para ser intérprete. Gostei muito do seu blog. abraço!viviani.
viviani301teo@gmail.com