sexta-feira, 22 de maio de 2009

Acessibilidade nos ônibus

Depois de falar do que dificulta a acessibilidade em Brasília, vamos falar do que está começando a ajudar...


Apesar de ainda estar deficiente, o sistema de transporte coletivo de Brasília, está passando por uma importante mudança.

Ainda não chegamos ao que seria excelente no quesito acessibilidade, mas para uma unidade da federação (DF) onde há 3 anos atrás era raro ver ônibus adaptados, tivemos uma melhora e tanto. A última empresa a entrar no sistema (Alternativa Transportes) colocou nas ruas 40 carros, todos com elevador e lugar reservado para o cadeirante e para o cego acompanhado de cão guia. A próxima a entrar (Coopatram) virá com 100 carros adaptados da mesma forma.


CARRO DA ALTERNATIVA TRANSPORTE COM ELEVADOR
CARRO DA ALTERNATIVA TRANSPORTE COM ELEVADOR. Modelo Marcopolo new Torino (G6) VolkBus 17-230 . Imagem retirada do site: http://brunofreitas.fotopages.com/?entry=1853205

CARRO DA COOPATRAM COM ELEVADOR
CARRO DA COOPATRAM COM ELEVADOR. Modelo Marcopolo new Torino (G6) VolkBus 17-230. Imagem retirada do site: http://brunofreitas.fotopages.com/?entry=1853205


Além dessas duas, temos a Cootarde que entrou em dezembro de 2008 e, apesar de não estar com 100% da frota adaptada (apenas uma parcela dos ônibus estão adaptados), adquiriu seu 50 carros com a terceira porta (centro) e os lugares reservados, para que assim que for possível ($$), todos estejam com os elevadores.


CARRO DA COOTARDE AGUARDANDO ELEVADOR
CARRO DA COOTARDE AGUARDANDO ELEVADOR. Neobus Mega 2008. Volks 17 230. Imagem retirada do site: http://galeria.portalinterbuss.net/displayimage.php?album=37&pos=4

Ainda temos as empresas que estão no sistema há mais tempo e agora estão investindo certo nos carros adaptados, seja comprando carros com elevadores, seja com piso baixo (caso da São José e da estatal TCB).

Esperemos que aumente ainda mais a quantidade de adaptados e quem chegaremos aos 100% adaptados! Claro que temos muito a resolver no transporte, mas esse é um passo muito importante.

11 comentários:

Lak disse...

Aeeeeeeh! Isso é show!! Torcendo pra chegar logo o dia que 100% das frotas sejam adaptadas e, onibus sem acessibilidade tenha virado peça de museu (museu da vergonha, claro hihihi)
Beijos

Unknown disse...

Lak,

Alguns carros de Brasília já são peças de museu, mas que ainda circulam. Temos carros com fabricação em 1990 em atividade!

Mas continuou torcendo para que a frota esteja todas novas e adaptadas! E ai em São Paulo como é a frota? Vi no seu blog os novos vagões do metro ficou show hein?

beijos!

Lak disse...

A maioria é nova, mas acho que nem 40% da frota é adaptada. Mas tb tem muita peça de museu circulando por aqui...
Sabe como é o governo, né? Faz vista grossa pro que eh realmente necessario...

fabio disse...

Edelson ,parabéns pelo site...Gostaria de saber se vc sabe quando irá começar as operações da empresa coopatram e quais cidades irá atender?

Unknown disse...

Olá Fábio,

Obrigado pelo comentário. E quanto à Coopatram, ainda não se sabe quando ela começará a circular, já surgiu até boatos de que ela começaria ontem (01/06), porém não tivemos nem sinal dela nas ruas. Provavelmente ela irá atender as cidades de Sobradinho e Planaltina-DF, substituindo alguns carros da VIPLAN nestas cidades.

Unknown disse...

Gostaria de receber pelo meu e-mail os horarios de onibus da linha do Vale do Amanhecer, pedi se for possivel que continue a linha que passa por sobradinho as 13:15 porque eu chego na parada do comper as 13:00 para poder vir embora muito obrigado segue o meu e-mail.
soaresflavia2@hotmail.com.

Anônimo disse...

por vcs estão com os horarios todos trocados do vale do amamnecer por favor manda os horarios novos por imail obrigada asss:juliana

Unknown disse...

Pessoal,

Eu não trabalho nas empresas, apenas os ônibus são um hobby para mim e divulguei essa informação por causa deste hobby e por tem a ver com nossa população e blog (Viver Brasilia).

Abraços

Unknown disse...

que merda eu só quero saber os horários dos ônibus

Unknown disse...

eu quero saber os horários dos ônibus do eixo para o Arapoangas Planaltina DF

Unknown disse...

Dyane,

Infelizmente neste Blog você não encontrarás essas informações, mas em www.st.df.gov.br você encontra.